
As varizes são veias dilatadas e tortuosas que podem apresentar diversos diâmetros e comprimentos. Isso ocorre porque elas perderam a função de bombear o sangue venoso ao coração.
Com o tempo e o acúmulo de sangue, as paredes dessas veias se dilatam e as varizes se tornam visíveis.
Atualmente, esse é um problema que incomoda cerca de 30% da população mundial e, como acontece com as estrias, são as mulheres que mais sofrem desse mal.
A proporção nos consultórios e hospitais é de quatro mulheres para cada homem com a mesma queixa. Isso ocorre devido à influência de estrogênio, hormônio sexual feminino, que enfraquece a parede dos vasos. Mas, isso não quer dizer que os homens estão livres desse mal. Eles tendem a apresentar varizes mais cumpridas e com calibres maiores.
O problema de varizes se manifesta, na maioria das vezes, gradualmente após a puberdade, chegando a atingir cerca de 70% das pessoas com 70 anos. No entanto, outros fatores, como a genética, contribuem muito para o seu aparecimento, inclusive precoce.
Outros fatores que propiciam no aparecimento das varizes são:
obesidade;
gravidez;
anticoncepcionais e reposição hormonal;
postura.
As atividades físicas bem orientadas, não apenas aliviam os sintomas de quem sofre de problemas de má circulação, como também melhoram a atividade da bomba muscular das pernas.
Durante exercícios, como caminhadas e corridas, por exemplo, os músculos dos membros inferiores ficam muito ativos e isso faz com que eles se contraiam e relaxem constantemente, comprimindo os vasos da região e não deixando que o sangue venoso fique parado.
Por isso, os exercícios aeróbicos são os mais eficientes no combate às varizes. Trabalhos de fortalecimento da panturrilha (batata da perna), que é a grande responsável pelo retorno do sangue que circula nos pés, pernas e coxas, também ajudam muito a melhorar a circulação sanguínea.
Quando o assunto é musculação, cuidado com a dose. Apesar de contribuir muito para a prevenção de problemas circulatórios, essa prática esportiva pode, em exagero, favorecer as varizes. Pacientes que apresentam maior tendência para desenvolver as varizes precisam ter cautela, pois o excesso de peso pode propiciar o aparecimento de veias calibrosas.
Já as atividades físicas de alta intensidade e competições não são indicadas para pessoas com pré-disposição às doenças vasculares. Além disso, se você tem varizes ou sente dores nas pernas é imprescindível que consulte um médico antes de optar por um treino. Aqueles que já estão em tratamento, precisam ainda terminá-lo ou pelo menos ter o aval do médico antes de voltar à academia.
