Pode parecer estranho pra você, mas a verdade é que tem muita gente que insiste em incluir alimentos ricos em proteína nas refeições feitas durante os treinos e provas longas. O que não é bom, pois a absorção desses alimentos é muito lenta e isso pode causar desconforto intestinal.
O melhor mesmo é você deixar as proteínas para depois do treino, quando suas funções de manutenção e construção dos tecidos musculares podem ser realmente aproveitadas.
O que você come antes de uma prova longa também faz toda a diferença. Dias antes da competição, por exemplo, o atleta deve se preocupar em aumentar a quantidade de carboidratos ingeridos a fim de armazenar uma maior quantidade de glicogênio no fígado e nos músculos. Por isso, adicione alimentos ricos em carboidratos a sua dieta.
Nessa fase, a macarronada da mama é muito bem vinda.
Depois das competições a preocupação deve ser mesmo a de repor os líquidos perdidos. Para isso, consumo sucos e isotônicos, além de muita água. Aproveite também para manter uma alimentação balanceada, com carboidratos, proteínas e gorduras. E lembre-se de sempre seguir uma regra na alimentação.

