Mamães corredoras

Gravida correndo

Para não deixar que o dia das mães passe em branco hoje vamos falar de corrida durante a gravidez. Que o esporte é ótimo para saúde, ninguém discute. Mas será que ele é bom para as gestantes?

Pelo que indicam os especialistas, a resposta é sim, mas só para quem já pratica o esporte e está acostumada aos impactos.

Segundo ginecologistas e obstetras, por ser uma atividade de impacto, a corrida não é indicada para as futuras mamães que nunca praticaram o esporte. Elas devem optar por atividades como natação ou hidroginástica. Porém, as mulheres que já estão habituadas a correr, desde que autorizadas por seus médicos, podem continuar calçando os tênis e batendo perna.

É claro que isso não quer dizer que a intensidade e frequência dos treinos possam continuar os mesmos. Na gestação o melhor mesmo é manter a atividade voltada apenas à manutenção da qualidade de vida e do peso. Nada de pensar em desempenho e performance agora. Durante o treino o ideal também é manter em 70% a frequência cardíaca máxima.

Para as mulheres que estavam apenas começando a correr antes da gravidez, o ideal é praticar outras atividades físicas durante a gestação e voltar a correr alguns meses depois do parto, quando o médico autorizar. O importante é não ficar parada. Afinal, realizar exercícios durante a gestação é excelente e sempre recomendável.

A mulher que pratica esportes fica com a musculatura mais forte e suporta melhor a sobrecarga da gravidez. Além disso, a atividade física também melhora a respiração da mulher, a oxigenação do bebê e facilita o parto normal.

No mais, parabéns a todas as mães e, aproveitem o domingo para correr com a família. Em qualquer ritmo, lugar ou distância. O importante é ser feliz!!!

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora