Atletas casuais

Por diversos motivos, milhares de pessoas praticam esportes esporadicamente e tentam de alguma forma melhorar sua qualidade de vida. Essas pessoas, conhecidas como atletas de final de semana, eram e ainda são muito criticadas pelos perigos que a prática pode trazer à saúde.

Mas, por mais estranho que possa parecer para muitos profissionais de educação física, estudos recentes mostram que fazer atividades físicas moderadas apenas aos finais de semana reduz pela metade problemas como obesidade, diabetes, hipertensão, estresse e, de quebra, os ataques cardíacos.

Maravilha, não? Se você é uma dessas pessoas, só é bom ficar de olho, pois quem banca o superatleta apenas aos domingos, pode aumentar suas chances de sofrer uma lesão.

Não é à toa que a palavra de ordem nesse caso é moderação. “Uma pessoa mal orientada e que faz exercícios de alta intensidade apenas uma ou duas vezes por semana aumenta em muito suas chances de sofrer com lesões musculares e articulares, tendinites e fraturas por estresse, entre outros problemas ortopédicos. Além disso, do ponto de vista clínico, essas atividades podem ainda provocar mal esta e síncope.

Mas isso não quer dizer que é mais vantajoso levar uma vida sedentária. Resultados de duas pesquisas feitas recentemente com um total de 2400 pessoas apontam que, mesmo não sendo o ideal, pouco esporte é sempre melhor que nenhum.

Os sedentários acompanhados pelos pesquisadores apresentaram de 16% a 20% mais sinais de doenças como hipertensão, estresse, obesidade, diabetes e cardiopatias que os pacientes que praticavam esportes apenas aos finais de semana. Neles, esses problemas foram diagnosticados em apenas 7% das pessoas do primeiro grupo pesquisado e 9% do segundo.

Sem ilusões

Mas não adianta ‘tampar o sol com a peneira’ e achar que só porque você caminha durante três horas no domingo que sua saúde estará garantida. Nada disso. Exercícios aos finais de semana fazem bem, mas o ideal para o corpo é manter uma frequência maior..

Afinal, é a regularidade que permite que o organismo se condicione aos exercícios e progrida.

Ritmo Certo

O frequencímetro é uma ferramenta bastante útil para os atletas, inclusive para os de final de semana. Isso porque ele ajuda a monitorar os batimentos cardíacos de maneira bastante prática, permitindo assim que o esportista mantenha uma faixa bastante segura de aproveitamento da atividade física e não corra riscos cardíacos, por exemplo.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora