Comece a escalada lentamente. Enquanto escala, você tem poucas chances de se recuperar porque há uma pressão constante em seus músculos. Então não se preocupe com o fato de que você parece subir como um caracol. Em vez disso, concentre-se em seu esforço. Se você pode controlá-lo, você pode subir. Se o cume aparecer, a subida provavelmente se tornará menos íngreme e você pode acelerar.
Use um monitor de frequência cardíaca
Com um monitor de frequência cardíaca você pode monitorar seu esforço mais facilmente. Se você conhece suas zonas de frequência cardíaca, você tem, por assim dizer, uma “bússola de esforço” para pedalar. Contanto que você fique abaixo do seu ponto, você deve ser capaz de subir qualquer montanha.
Pressione os cotovelos para o lado
Quando a estrada ficar tão íngreme que você está quase parado, pressione os cotovelos para o lado, empurre seu tronco em direção ao guidão, e puxe suavemente, mas firmemente, no guidão com cada traço do pedal para baixo. Isso permite que você transfira energia do seu corpo superior através do seu tronco para as pernas para ajudá-lo a converter isso em velocidade.

