
Você sabia que a atividade física desorientada pode sim propiciar o aparecimento de estrias? É verdade.
Essas lesões longas, lineares e geralmente paralelas, que decorrem do rompimento das fibras elásticas e colágenas da pele, estão presentes no corpo de pelo menos 80% das mulheres. Mas se engana quem pensa que esse mal acomete apenas a ala feminina.
Não é difícil encontrá-las também nos homens. Nas mulheres, as áreas do corpo mais afetadas são as coxas, nádegas e abdômen. Já nos moços, o dorso do tronco, os braços e a região lombar são as áreas mais críticas.
Causas
O rompimento da estrutura interna da pele se dá por diferentes motivos. A rápida transformação do corpo, derivada da genética de cada um, é um dos mais comuns. Além disso, também sofre com o aparecimento de estrias grávidas, quem vive enfrentando o efeito sanfona – engorda e emagrece -, quem cresce muito rápido na adolescência e ainda quem faz atividades físicas em excesso.
Outros fatores, como a alteração hormonal na adolescência e o uso prolongado e em altas doses de corticosteroides – hormônios esteroides com cortisona, que são usados indiscriminadamente por atletas com intuito de diminuir os sintomas provocados pelas lesões e de aumentar a capacidade de treinamento, também contribuem para deixar no corpo as tão temidas marquinhas.
Infelizmente, a musculação e o alongamento podem estar diretamente ligados ao aparecimento de estrias na pele. Alguns especialistas acreditam que a maioria dos atletas que apresentou estrias excedeu, seja na intensidade do exercício, na quantidade de peso suportado ou até na frequência com que fazia as atividades.
Isso prova que, nos esportes, como quase tudo na vida, também há uma tênue linha entre bem e mal.
Então, se você pratica exercícios em demasia e sofre com constantes distensões musculares ou lesões, fica claro que você não está tirando proveito dos benefícios que o esporte poderia te oferecer. Nesse caso, procure um orientador físico.
No mais, garantem os dermatologistas, o aparecimento de estrias pode ser evitado com a hidratação adequada do corpo (com água) e da pele (com hidratantes). Não esqueça ainda do protetor solar. O sol destrói fibras de elastina e colágeno e resseca a pele, propiciando o aparecimento das estrias.
