Correndo morro acima

Correr subida

Pelo menos até estar bem treinado e, às vezes até depois, é difícil mesmo encontrar alguém que goste de correr em subidas. Mas também, vamos combinar. Ao subir, exigimos mais do nosso corpo. Daí, automaticamente nosso batimento cardíaco sobe e a respiração fica mais acelerada. E o cansaço? Ah, esse aparece rapidinho.

No entanto, é possível trabalhar o corpo para encarar melhor as subidas do caminho. Pelo menos na corrida, nada é tão ruim que não tenha remédio. E no caso das subidas esse remédio é treinamento.

Sim, existem treinos específicos para correr em subidas. E, para facilitar a sua vida, aqui vão algumas dicas, mas atenção, esses exercícios são para corredores já que estão treinando há pelo menos três meses, ok? Antes disso, o bom mesmo é treinar resistência em terrenos menos acidentados:

  • Treine tiros em subidas uma vez por semana. Eles podem variar entre distância e inclinação. O número de repetições vai depender justamente de cada um deles, repete-se mais os percursos mais curtos, de 50 m, por exemplo, e menos os mais longos, até 100 m. Entre cada uma das repetições é preciso recuperar o fôlego, até que os batimentos cardíacos voltem à faixa de trabalho moderado;
  • Em uma ou duas vezes na semana, no máximo, prefira os percursos que intercalam muitas subidas e descidas e procure manter o ritmo da corrida sem elevar demais seus batimentos cardíacos;
  • No mais, treine os músculos da perna. Subir e descer escadas podem ser exercícios complementares muito bons, além de outros exercícios de musculação.

Depois de um tempo praticando, temos a certeza de que você morro acima vai ser quase tão rápido quanto água morro abaixo. Abraços e até a próxima.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora