Um das principais fontes de energia para a corrida é o oxigênio. E por isso a respiração é tão importante e pode ser fator decisivo na sua performance. Quem no começo não teve dificuldade para manter o fôlego enquanto dava suas passadas?
Por isso, muitas são as dúvidas sobre a respiração correta na corrida e consequentemente surgem dicas “milagrosas” para não ter problemas. Só que não existe segredo, como esse esporte exige muito do seu pulmão, você precisa de mais ar, o que resulta no uso da boca e do nariz para inspirar. A expiração também precisa ser forte e apenas pela boca.
Ok, isso você sabe fazer. Mas já observou sua própria respiração? Isso sim pode fazer a diferença. Olhe para o abdômen e para o peito: qual dos dois estufa primeiro? Se for o abdômen, perfeito. Do contrário, acalme-se e tente corrigir. A respiração pelo peito é chamada de curta ou alta e não ajuda a aumentar o fôlego.
Outro ponto positivo da respiração correta – que começa pelo abdômen, chega até a região das costelas e, por fim, atinge o tórax – e que praticá-la é a melhor receita contra a famosa dor de lado que muitos corredores sentem quando praticam o exercício.
